Discípulos de Senge

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Somos graduandos do curso de Adm. de Empresas da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), cursando o 7º semestre. Nosso intuito é a utilização deste portal para a apresentação das cinco disciplinas de Peter Senge, através da orientação da Profª. Roberta Rossi, orientadora da disciplina de Aprendizagem Organizacional. Por meio deste blog pretendemos interagir o grupo com os interessados sobre o assunto. Os créditos deste blog são dados aos alunos: Eric Sogawa, Lucimara Alves, Márcia Carvalho, Monique Cataldi, Renata Gimenez e Talita Almeida. (Fonte da imagem de perfil: http://creajrpr.files.wordpress.com/2010/09/modelos-mentais.pngobtida em 24.10.2010 as 17:52)

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

O título do blog “Discípulos de Senge” foi escolhido pelo grupo com o intuito de quebrar o paradigma da palavra DISCÍPULOS, que conforme sentido real da palavra significa “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. / Pessoa que adota uma doutrina...” (Fonte: www.dicionariodoaurelio.com ) em outras palavras, um indivíduo que não discute as idéias que tem como base, somente as tem como parâmetro e as segue.

A visão de “Discípulos” para o grupo é utilizar como base uma idéia, mas a partir desta idéias buscar confronto ou alinhamento com conceitos de outros autores conceituados sobre o tema de aprendizagem organizacional, como o caso de Mario Sergio Cortella, que abordaremos ao longo de nossa discussões.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Alinhamento com as disciplinas de gestão do conhecimento propriedade intelectual e aprendizagem organizacional com o desenvolvimento de novas habilidades.

Segundo o professor André Coelho, o desenvolvimento de aptidões em um grupo altera a compreensão dos indivíduos sobre a realidade. Novos conhecimentos e sensibilidades são então incorporados modificando seus modelos mentais. Para isso foi citado as seguintes formas de aprendizagem:

Aprender com experiência passadas: as organizações devem ser seus sucessos e fracassos, e registrar tudo de tal forma que esteja acessível a todos.
Aprender com os outros: o benchmarkting é uma forma de aprender com as outras organizações, mas e preciso que este seja um processo disciplinado com a procura de boas práticas, visitas, entrevistas sistemáticas, comparações com suas próprias, performances, resultado, então em recomendações e implementações.

As conversas e observações com os clientes são também boas formas de aprender com os outros.

Aprender ao mudar: refere-se ao aprendizado que ocorre sempre que uma empresa procura mudar as características operacionais de maneira sistemática.

Aprender pela análise de desempenho: é necessário para que se considere aquela que já foi aprendida e para que não se repitam os erros do passado.

A escolha dos indicadores deve refletir a estratégia competitiva da empresa.

Aprender ao treinar: e a forma mais comum.

Aprender por contratação: apropriar se do conhecimento e habilidades que estejam disponíveis no ambiente simplesmente contratado as pessoas que os detém. .

Precisa-se ter certeza do tipo de conhecimento que se adquirir encontrar as pessoas certas e coloca-lás num projeto estruturado e aproveitar seus potenciais.

Aprender por busca: transferência de tecnologia de informações codificadas de alguma forma que precisam ser entendidas, incorporadas e registradas.


Conceitua-se que a disciplina de gestão do conhecimento desenvolve varias formas de aprendizagem, com isso, interliga-se à aprendizagem organizacional que também demonstra variadas formas de aprender, tanto pessoal, em equipe, como dentro das organizações.



Fonte: Explicações da Disciplina Gestão do Conhecimento e Propriedade Intelectual ministrada pelo Professor André Coelho.

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