Discípulos de Senge

Minha foto
Somos graduandos do curso de Adm. de Empresas da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), cursando o 7º semestre. Nosso intuito é a utilização deste portal para a apresentação das cinco disciplinas de Peter Senge, através da orientação da Profª. Roberta Rossi, orientadora da disciplina de Aprendizagem Organizacional. Por meio deste blog pretendemos interagir o grupo com os interessados sobre o assunto. Os créditos deste blog são dados aos alunos: Eric Sogawa, Lucimara Alves, Márcia Carvalho, Monique Cataldi, Renata Gimenez e Talita Almeida. (Fonte da imagem de perfil: http://creajrpr.files.wordpress.com/2010/09/modelos-mentais.pngobtida em 24.10.2010 as 17:52)

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

O título do blog “Discípulos de Senge” foi escolhido pelo grupo com o intuito de quebrar o paradigma da palavra DISCÍPULOS, que conforme sentido real da palavra significa “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. / Pessoa que adota uma doutrina...” (Fonte: www.dicionariodoaurelio.com ) em outras palavras, um indivíduo que não discute as idéias que tem como base, somente as tem como parâmetro e as segue.

A visão de “Discípulos” para o grupo é utilizar como base uma idéia, mas a partir desta idéias buscar confronto ou alinhamento com conceitos de outros autores conceituados sobre o tema de aprendizagem organizacional, como o caso de Mario Sergio Cortella, que abordaremos ao longo de nossa discussões.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Alinhamento entre Cortella e Senge

Os dois autores exploram temas que se ligam direta ou indiretamente. Cortella aborda em seu livro “Qual é a tua obra?” os conceitos de liderança, gestão e ética, todos esses temas tem estreita relação com as Disciplinas de Senge, como será demonstrado a seguir.

Ao definir o conceito de ética, percebe-se que ocorre um alinhamento com todas as Disciplinas de Senge, no entanto nota-se um relação mais evidente nas Disciplinas: Domínio Pessoal e Modelos Mentais. No primeiro é usado a ética como base para identificar a capacidade e os limites pessoais, conceituando o Domínio Pessoal. No segundo, a ética influencia a forma com que as pessoas vêem as coisas, sua percepção diante dos fatos.

O tema gestão de Mário Cortella tem conexão com a Disciplina Pensamento Sistêmico proposto por Senge, pois Cortella afirma que gestão não é limitada apenas no âmbito organizacional, mas também da gestão pessoal, ou seja, as pessoas devem se enxergar no que fazem, sentir-se satisfeitas e não apenas olharem como meros funcionários na rotina da empresa.

Cortella aborda liderança como papel de extrema importância, principalmente dentro de uma organização, ele defende a idéia do verdadeiro líder, aquele que com dedicação ao seu trabalho direciona seus colaboradores, ajuda a enxergarem a capacidade de cada um e o seu papel dentro da empresa. Dentro deste contexto, a pessoa sabendo de sua importância dentro da empresa não exitará em trazer suas idéias e compartilhar com os demais, comportamento que vai ao encontro da Disciplina Aprendizagem em Equipe de Senge. Cortella afirma também que um dos maiores papéis do líder é direcionar toda sua equipe a um único foco, ensina-los a compartilhar seus conhecimentos e habilidades com todos, isto é, converter todos a uma Visão Compartilhada (Senge).

Nenhum comentário:

Postar um comentário