Discípulos de Senge

Minha foto
Somos graduandos do curso de Adm. de Empresas da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), cursando o 7º semestre. Nosso intuito é a utilização deste portal para a apresentação das cinco disciplinas de Peter Senge, através da orientação da Profª. Roberta Rossi, orientadora da disciplina de Aprendizagem Organizacional. Por meio deste blog pretendemos interagir o grupo com os interessados sobre o assunto. Os créditos deste blog são dados aos alunos: Eric Sogawa, Lucimara Alves, Márcia Carvalho, Monique Cataldi, Renata Gimenez e Talita Almeida. (Fonte da imagem de perfil: http://creajrpr.files.wordpress.com/2010/09/modelos-mentais.pngobtida em 24.10.2010 as 17:52)

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

O título do blog “Discípulos de Senge” foi escolhido pelo grupo com o intuito de quebrar o paradigma da palavra DISCÍPULOS, que conforme sentido real da palavra significa “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. / Pessoa que adota uma doutrina...” (Fonte: www.dicionariodoaurelio.com ) em outras palavras, um indivíduo que não discute as idéias que tem como base, somente as tem como parâmetro e as segue.

A visão de “Discípulos” para o grupo é utilizar como base uma idéia, mas a partir desta idéias buscar confronto ou alinhamento com conceitos de outros autores conceituados sobre o tema de aprendizagem organizacional, como o caso de Mario Sergio Cortella, que abordaremos ao longo de nossa discussões.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conceito de aprendizagem organizacional

Segundo Peter Senge: "Aprendizagem Organizacional diz respeito às organizações que estão em constante processo de aprendizagem, ou seja, organizações compostas por pessoas nas quais expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, cenários onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio, a inspiração coletiva é liberada, onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em equipe."

A Aprendizagem Organzacional trabalha com pessoas no intuito de propor, aprender e realizar mudanças permanentes, onde será trabalhado comportamento na prática através de suas experiências. Na Aprendizagem Organizacional, há dois métodos de Aprendizagem, são eles: Modelagem, onde a aprendizagem vem pelo ato de observar o outro, ou melhor copiá-lo; possuímos também o metódo Configuração onde o ato de aprender vem por meio de esforço, buscando melhoria das capacidades para que assim consiga receber recompensas como salário ou satisfação interna como ter o sentimento de orgulho próprio. Também existe a Aprendizagem Cognitiva que é a mais complicada pois seu objetivo maior é aprender a desenvolver idéias, gerando maior esforço individual que por si colabora grandemente com a exposição de suas experiências que colaborarão na resolução de problemas e formulação de novas idéias na organização ou em equipe.

Um dos cenários e/ou fatores que a Aprendizagem trabalha são: o Desenvolvimento de Habilidades Práticas (proporcionando o conhecimento técnico), o Conhecimento Intrapessoal (obtido através de experiências práticas que podem colaborar na formação de estratégias para resolução de problemas), as Habiliadades Intrapessoais (onde aprender com o outro é a principal característica) e a Conscientização Cultural (onde procura-se alinhar a cultura organizacional com a de cada indivíduo).

Existe também na Aprendizagem Organizacional vários estilos de Aprendizagem disponibilizando assim diversas formas de aprender, já que cada indivíduo tem um melhor modo de aprender, dessa forma ocorrerá uma ótima sinergia entre a organização e os colaboradores. O principal plano de fundo é o alinhamento da ética, valores e moral de ambos para que no processo de busca dos objetivos não ocorra conflitos que impeçam o alcance individual e organizacional das partes.

Tudo isso fica bem sintetizado no mapa conceitual abaixo.





(Mapa conceitual criado por Discipulos de Senge)

Nenhum comentário:

Postar um comentário