Segundo Peter Senge a aprendizagem organizacional divide-se em Cinco Disciplinas: Modelos Mentais, Domínio Pessoal, Visão Compartilhada, Trabalho em Equipe e Pensamento Sistêmico.
Modelos Mentais segundo Senge são “idéias profundamente arrigadas, generalizações, ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes”. Os modelos mentais são pensamentos e visões que guiam as atitudes e percepções dos indivíduos sobre o mundo, com processo continuo e ampliado de acordo com a experiência de cada indivíduo, com os desafios e suposições de um mundo cheio de oportunidades. É fundamental para obter sucesso na aprendizagem organizacional que as pessoas desenvolvam vários modelos mentais para ter uma visão complexa, isto é, não tenham uma percepção restrita, mas sim ampliada. Um exemplo dessa percepção é o livro zoom de Istvan Banyai, cujo tema central é a mudança de perspectiva sobre objetos.
Domínio Pessoal de acordo com Senge é “onde aprendemos a esclarecer e aprofundar continuamente nosso objetivos pessoais, a concentrar nossas energias, a desenvolver a paciência, e a ver a realidade de maneira objetiva, enfatiza o indivíduo, seus objetivos pessoais, sua capacidade de analisar objetivamente a realidade, incorporando dois movimentos: o primeiro é o contínuo esclarecimento do que é importante para nós [...] o segundo é aprender continuamente como ver a realidade atual com mais clareza". O domínio pessoal mostra como o individuo consegue identificar suas capacidades e limitações e assim tendo uma visão clara dos fatos e conquistar decissões, desta forma o domínio pessoal tem estreita relação com modelo mental pois interfere na forma como o individuo se vê.
A Visão Compartilhada: pelo conceito de Senge é “a técnica de criar um objetivo comum, consiste em buscar imagens do futuro que promovam um engajamento verdadeiro ao invés de simples anuência é fundamental pois as pessoas devem desenvolver um propósito e um comprometimento comuns para que a empresa continue aprendendo". A visão compartilhada, o gerenciamento hierárquico da organização ela disponibiliza cenários de aprendizagem para que seja compartilhada a visão,sendo direcionados pelos altos niveis hierárquicos (cupula ), havendo um alinhamento referente a cultura, valores , missão para que os indíviduos possam entender os propositos organizacionais.
Aprendizado em equipe: conforme Senge é “(...)a capacidade de os membros de uma equipe levantarem idéias preconcebidas e participarem de um raciocínio em equipe”, fundamenta-se na capacidade dos indivíduos deixarem de ideias preconcebidas e buscar pensar conjuntamente, visando com isto, alcançar os resultados que julgam desejáveis, focando na resolução coletiva dos problemas."
A aprendizagem em equipe é necessário possuir diálogos entre os indivíduos, para assim desenvolver a aprendizagem organizacional para que o ambiente de trabalho alcance seus objetivos.
Pensamento Sistêmico: de acordo com Senge o conceito de pensamento sistêmico “(...) é uma estrutura conceitual, um conjunto de conhecimentos e instrumentos desenvolvidos (...), que tem por objetivo tornar mais claro todo o conjunto e nos mostrar as modificações a serem feitas a fim de melhorá-lo, a organização não é um sistema isolada, é parte de vários e diferentes sistemas integrados,ou seja, os membros da organização consideram-na um sistema no qual o trabalho de cada pessoa afeta o trabalho de todas". Este pensamento tem uma visão total da organização, onde consegue analisar e entender seus processos, e todo trabalho feito individualmente, afeta o trabalho executado de todos os outros indivíduos.
Discípulos de Senge
- Discípulos de Senge
- Somos graduandos do curso de Adm. de Empresas da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), cursando o 7º semestre. Nosso intuito é a utilização deste portal para a apresentação das cinco disciplinas de Peter Senge, através da orientação da Profª. Roberta Rossi, orientadora da disciplina de Aprendizagem Organizacional. Por meio deste blog pretendemos interagir o grupo com os interessados sobre o assunto. Os créditos deste blog são dados aos alunos: Eric Sogawa, Lucimara Alves, Márcia Carvalho, Monique Cataldi, Renata Gimenez e Talita Almeida. (Fonte da imagem de perfil: http://creajrpr.files.wordpress.com/2010/09/modelos-mentais.pngobtida em 24.10.2010 as 17:52)
POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?
POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?
O título do blog “Discípulos de Senge” foi escolhido pelo grupo com o intuito de quebrar o paradigma da palavra DISCÍPULOS, que conforme sentido real da palavra significa “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. / Pessoa que adota uma doutrina...” (Fonte: www.dicionariodoaurelio.com ) em outras palavras, um indivíduo que não discute as idéias que tem como base, somente as tem como parâmetro e as segue.
A visão de “Discípulos” para o grupo é utilizar como base uma idéia, mas a partir desta idéias buscar confronto ou alinhamento com conceitos de outros autores conceituados sobre o tema de aprendizagem organizacional, como o caso de Mario Sergio Cortella, que abordaremos ao longo de nossa discussões.
O título do blog “Discípulos de Senge” foi escolhido pelo grupo com o intuito de quebrar o paradigma da palavra DISCÍPULOS, que conforme sentido real da palavra significa “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. / Pessoa que adota uma doutrina...” (Fonte: www.dicionariodoaurelio.com ) em outras palavras, um indivíduo que não discute as idéias que tem como base, somente as tem como parâmetro e as segue.
A visão de “Discípulos” para o grupo é utilizar como base uma idéia, mas a partir desta idéias buscar confronto ou alinhamento com conceitos de outros autores conceituados sobre o tema de aprendizagem organizacional, como o caso de Mario Sergio Cortella, que abordaremos ao longo de nossa discussões.
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