Discípulos de Senge

Minha foto
Somos graduandos do curso de Adm. de Empresas da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), cursando o 7º semestre. Nosso intuito é a utilização deste portal para a apresentação das cinco disciplinas de Peter Senge, através da orientação da Profª. Roberta Rossi, orientadora da disciplina de Aprendizagem Organizacional. Por meio deste blog pretendemos interagir o grupo com os interessados sobre o assunto. Os créditos deste blog são dados aos alunos: Eric Sogawa, Lucimara Alves, Márcia Carvalho, Monique Cataldi, Renata Gimenez e Talita Almeida. (Fonte da imagem de perfil: http://creajrpr.files.wordpress.com/2010/09/modelos-mentais.pngobtida em 24.10.2010 as 17:52)

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

O título do blog “Discípulos de Senge” foi escolhido pelo grupo com o intuito de quebrar o paradigma da palavra DISCÍPULOS, que conforme sentido real da palavra significa “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. / Pessoa que adota uma doutrina...” (Fonte: www.dicionariodoaurelio.com ) em outras palavras, um indivíduo que não discute as idéias que tem como base, somente as tem como parâmetro e as segue.

A visão de “Discípulos” para o grupo é utilizar como base uma idéia, mas a partir desta idéias buscar confronto ou alinhamento com conceitos de outros autores conceituados sobre o tema de aprendizagem organizacional, como o caso de Mario Sergio Cortella, que abordaremos ao longo de nossa discussões.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Analise das disciplinas aplicadas no texto da autora Hana Witt, no artigo " Aprendizagem Organizacional a partir do ensino da metodologia de analise e solucão de problemas" Caso Marcopolo.

Marcopolo é líder do mercado brasileiro no segmento ônibus e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo.

Seu Plano de Carreira está estruturado para que o profissional possa crescer dentro do cargo, mediante a qualificação para atividades que exijam conhecimentos e competências adicionais.

Segundo Hana Witt a “Marcopolo visa ser uma empresa que aprende, por que em sua visão apreender é algo essencial para se competir no mercado globalizado” (artigo na íntegra). Seu principal foco é a melhoria de suas competência para melhor atender as necessidades de seus clientes. Para alcançar está melhoria a empresa MARCOPOLO investir na criação de Centro de Educação Corporativa, visando desenvolver competências e alicerçar seus valores Institucionais, este sistema de Educação Corporativa é acompanhada e desenvolvida por profissionais internos e externos, visando o compartilhamento de experiência das partes.

Segundo pesquisa realizada por Hana Cristina Witt a Marcopolo adota as praticas da Aprendizagem Organizacional, segundo os Modelos de Senge.

Nota-se que a Organização dispõe de excelente estrutura para aplicação das Cinco Disciplinas de Senge, porem sua visão quanto as disciplinas acabam entrando em conflito com a visão de Senge.

Comparando as disciplinas, do Ponto de Vista da Aprendizagem Organizacional segundo Senge e o modo como é vista segundo a Organização Marcopolo de acordo com a pesquisa realizada por Hana Witt:

- Modelos Mentais segundo Senge são “idéias profundamente arrigadas, generalizações, ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes”. Já segundo a Hana Witt é a “capacidade de reflexão, indagação e argumentação, identificando possíveis generalizações e idéias enraizadas”. Portanto, seguindo o pensamento de Senge os modelos mentais são os pensamentos/e ou visão de mundo que guia o individuo, processo continuo e que se amplia de acordo com a experiência de cada pessoa. Concluímos, dessa forma, que A visão de Hana Witt está muito fechada não identifica a influencia que cada pessoa tem quanto ao modelos mentais que possui, e o quanto que pode ser influenciar no seu dia-a-dia profissional, quanto ao alcança de metas propostas pela organização.

- Domínio Pessoal de acordo com Senge é “onde aprendemos a esclarecer e aprofundar continuamente nosso objetivos pessoais, a concentrar nossas energias, a desenvolver a paciência, e a ver a realidade de maneira objetiva”. Segundo Hana Witt Domínio Pessoal é o grau de comprometimento, iniciativa e responsabilidade diante das atividades propostas. Tomando Senge como base, identificamos domínio pessoal é a capacidade que cada individuo tem de identificar suas capacidades e limitações, conseguindo ter uma visão clara dos fatos e assim conseguir tomar decisões, dessa maneira, vai além de apenas se comprometer com algo que se é imposto, é uma visão de mundo procurar ser melhor a cada dia para alcançar objetivos pessoais e alinha-los com as necessidades organizações para que em sintonia ambos se satisfaçam com os resultados obtidos.

- Visão Compartilhada pelo conceito de Senge é “a técnica de criar um objetivo comum, consiste em buscar imagens do futuro que promovam um engajamento verdadeiro ao invés de simples anuência”. Já Hana Witt define visão compartilhada como “a prática do companheirismo, da disposição ao auxílio aos colegas e da comunhão das informações, visando o atendimento ao objetivo comum”. Pela explicação de Senge, a visão compartilhada ultrapassa o sentido de companheirismo e compartilhamento de idéias, pois, na verdade, são cenários de aprendizagem que a organização disponibiliza, através do gerenciamento hierárquico, sua visão e oferece ferramentas para o alcance de seus objetivos, para isso ocorre o alinhamento de valores e visão entre indivíduo e organização.

- Aprendizagem em equipe para Hana Witt é “a capacidade de ação coordenada, utilizando-se de diálogo e da discussão como meios para propiciar uma análise da situação com uma visão ampliada, somando as habilidades individuais”. Conforme Senge é “(...)a capacidade de os membros de uma equipe levantarem idéias preconcebidas e participarem de um raciocínio em equipe”, a partir dessa definição conclui-se que por meio de nosso modelos mentais pode-se colaborar no alinhamento das idéias e propostas individuais juntamente com a equipe de acordo com a organização para o melhor alcance dos resultados estabelecidos para o crescimento organizacional e individual de cada membro da equipe, podendo-se ampliar cada vez mais os modelos mentais.

- Pensamento Sistêmico segundo Hana Witt é a forma de “avaliar a capacidade da visão do todo, os inter-relacionamentos os padrões e processos de mudanças que caracterizam um mudança de mentalidade”. Já de acordo com Senge o conceito de pensamento sistêmico “(...) é uma estrutura conceitual, um conjunto de conhecimentos e instrumentos desenvolvidos (...), que tem por objetivo tornar mais claro todo o conjunto e nos mostrar as modificações a serem feitas a fim de melhorá-lo”. Peter Senge e a autora Hana Witt neste ponto possuem suas visões alinhadas, porém Senge amplia este critério resgatando também a idéia de que através da visão total da organização consegue-se analisar e entender todos os seus processos, desenvolvendo a perspectiva de que o individuo possui um importante papel na organização, sendo esta disciplina relacionada com todas as demais.

Concluí-se portanto que Hana Witt diverge em alguns pontos do entendimento das disciplinas de Peter Senge.

Além disso as disciplina ajuda a criar critérios, porem a Autora implanta as disciplinas como critérios, deve-se ampliar o conceito e identificar a importância que se faz na aplicação das disciplinas em qualquer Organização.

Alinhamento entre Cortella e Senge

Os dois autores exploram temas que se ligam direta ou indiretamente. Cortella aborda em seu livro “Qual é a tua obra?” os conceitos de liderança, gestão e ética, todos esses temas tem estreita relação com as Disciplinas de Senge, como será demonstrado a seguir.

Ao definir o conceito de ética, percebe-se que ocorre um alinhamento com todas as Disciplinas de Senge, no entanto nota-se um relação mais evidente nas Disciplinas: Domínio Pessoal e Modelos Mentais. No primeiro é usado a ética como base para identificar a capacidade e os limites pessoais, conceituando o Domínio Pessoal. No segundo, a ética influencia a forma com que as pessoas vêem as coisas, sua percepção diante dos fatos.

O tema gestão de Mário Cortella tem conexão com a Disciplina Pensamento Sistêmico proposto por Senge, pois Cortella afirma que gestão não é limitada apenas no âmbito organizacional, mas também da gestão pessoal, ou seja, as pessoas devem se enxergar no que fazem, sentir-se satisfeitas e não apenas olharem como meros funcionários na rotina da empresa.

Cortella aborda liderança como papel de extrema importância, principalmente dentro de uma organização, ele defende a idéia do verdadeiro líder, aquele que com dedicação ao seu trabalho direciona seus colaboradores, ajuda a enxergarem a capacidade de cada um e o seu papel dentro da empresa. Dentro deste contexto, a pessoa sabendo de sua importância dentro da empresa não exitará em trazer suas idéias e compartilhar com os demais, comportamento que vai ao encontro da Disciplina Aprendizagem em Equipe de Senge. Cortella afirma também que um dos maiores papéis do líder é direcionar toda sua equipe a um único foco, ensina-los a compartilhar seus conhecimentos e habilidades com todos, isto é, converter todos a uma Visão Compartilhada (Senge).

Alinhamento com as disciplinas de gestão do conhecimento propriedade intelectual e aprendizagem organizacional com o desenvolvimento de novas habilidades.

Segundo o professor André Coelho, o desenvolvimento de aptidões em um grupo altera a compreensão dos indivíduos sobre a realidade. Novos conhecimentos e sensibilidades são então incorporados modificando seus modelos mentais. Para isso foi citado as seguintes formas de aprendizagem:

Aprender com experiência passadas: as organizações devem ser seus sucessos e fracassos, e registrar tudo de tal forma que esteja acessível a todos.
Aprender com os outros: o benchmarkting é uma forma de aprender com as outras organizações, mas e preciso que este seja um processo disciplinado com a procura de boas práticas, visitas, entrevistas sistemáticas, comparações com suas próprias, performances, resultado, então em recomendações e implementações.

As conversas e observações com os clientes são também boas formas de aprender com os outros.

Aprender ao mudar: refere-se ao aprendizado que ocorre sempre que uma empresa procura mudar as características operacionais de maneira sistemática.

Aprender pela análise de desempenho: é necessário para que se considere aquela que já foi aprendida e para que não se repitam os erros do passado.

A escolha dos indicadores deve refletir a estratégia competitiva da empresa.

Aprender ao treinar: e a forma mais comum.

Aprender por contratação: apropriar se do conhecimento e habilidades que estejam disponíveis no ambiente simplesmente contratado as pessoas que os detém. .

Precisa-se ter certeza do tipo de conhecimento que se adquirir encontrar as pessoas certas e coloca-lás num projeto estruturado e aproveitar seus potenciais.

Aprender por busca: transferência de tecnologia de informações codificadas de alguma forma que precisam ser entendidas, incorporadas e registradas.


Conceitua-se que a disciplina de gestão do conhecimento desenvolve varias formas de aprendizagem, com isso, interliga-se à aprendizagem organizacional que também demonstra variadas formas de aprender, tanto pessoal, em equipe, como dentro das organizações.



Fonte: Explicações da Disciplina Gestão do Conhecimento e Propriedade Intelectual ministrada pelo Professor André Coelho.