Discípulos de Senge

Minha foto
Somos graduandos do curso de Adm. de Empresas da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), cursando o 7º semestre. Nosso intuito é a utilização deste portal para a apresentação das cinco disciplinas de Peter Senge, através da orientação da Profª. Roberta Rossi, orientadora da disciplina de Aprendizagem Organizacional. Por meio deste blog pretendemos interagir o grupo com os interessados sobre o assunto. Os créditos deste blog são dados aos alunos: Eric Sogawa, Lucimara Alves, Márcia Carvalho, Monique Cataldi, Renata Gimenez e Talita Almeida. (Fonte da imagem de perfil: http://creajrpr.files.wordpress.com/2010/09/modelos-mentais.pngobtida em 24.10.2010 as 17:52)

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

POR QUE ESCOLHEMOS DISCIPULOS DE SENGE?

O título do blog “Discípulos de Senge” foi escolhido pelo grupo com o intuito de quebrar o paradigma da palavra DISCÍPULOS, que conforme sentido real da palavra significa “o que recebe disciplina ou instrução de outro; aluno. / Pessoa que adota uma doutrina...” (Fonte: www.dicionariodoaurelio.com ) em outras palavras, um indivíduo que não discute as idéias que tem como base, somente as tem como parâmetro e as segue.

A visão de “Discípulos” para o grupo é utilizar como base uma idéia, mas a partir desta idéias buscar confronto ou alinhamento com conceitos de outros autores conceituados sobre o tema de aprendizagem organizacional, como o caso de Mario Sergio Cortella, que abordaremos ao longo de nossa discussões.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Contribuições de Mário Sérgio Cortella

Cortella contribuiu indiretamente de uma forma muito importante para a consolidação da aprendizagem organizacional proposta por Senge (relação esta que será tratado melhor em postagens posteriores).

Dentre os principais conceitos definidos por Cortella são: a ética, a gestão e a liderança.

Ética "É o que marca a fronteira da nossa convivência, seja com as outras pessoas, seja com o mercado, seja com os individuos. Ética é aquela perspectiva para olharmos os nossos principios e os nossos valores para existirmos juntos, é o conjunto de valores e principios que você usa para responder as três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso?" Mario Sergio Cortella. É através da ética que o ser humano responde as perguntas essências da vida coletiva, o que eu quero, o que eu devo e o que eu posso. A ética é adquirida através dos valores e princípios individuais, é definida através da cultura religiosa, cultura regional entre outras influências. Conforme Cortella “Moral é a prática da resposta" que vai de acordo com o julgamento individual (Perspectiva), já que todos antes de tomarem uma atitude ou de apresentarem o seu ponto de vista a um determinado assunto ou circunstância respondem a perguntas individuais do que eu quero, do que eu posso e do que eu devo. Sendo considerado “amoral” somente crianças até os 4 (quatro) anos de idade e pessoas com deficiência mental, que não possuem a capacidade de se questionarem e de se auto responderem, portanto não possuem consciência formada. O conceito de ética fica bem claro na entrevista com o apresentador Jô Soares (parte 1 e parte 2).





A Gestão, "Gestão Pessoal, Gestão Vital. Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho" Mario Sergio Cortella. Segundo Cortella, não é somente a “idéia de trabalho”, mas também a realização de uma obra, é a capacidade de planejar, gerir e coordenar com competência e habilidades uma organização ou mesmo sua própria vida. O indivíduo que reconhecer que “desconhece o desconhecido possui sinal de inteligência”, através desta atitude que se dá um passo para a mudança já que a dúvida gera uma mentalidade inovadora e a capacidade da realização de um outro modo. Para trabalhar com gestão, primeiro deve-se ter uma base pessoal estabelecida, definir qual a sua obra como pessoa.

Liderança "É uma virtude, e não um dom. Do ponto de vista filosófico, virtude é uma força intrínseca por exemplo: a coragem, o destemor, a iniciativa são forças intrínsecas, o lider é aquele que obtém satisfação procurando satisfazer a obra e os outros, é aquele que inspira, que anima as pessoas a se seentirem bem com o que fazem e a se sentirem integradas a obra" Mario Sergio Cortella. Um termo, papel, profissão, paixão, prazer, identificação, responsabilidade, interpessoalidade, motivação pessoal e inter-pessoal, respeito, compartilhamento, humildade, ser exemplo, ser líder.

Antigamente tudo era mecanizado, até mesmo as pessoas, hoje vivemos em uma outra realidade, as pessoas são mais conscientes, se importam em viver bem, em realizar suas vontades, viver de forma com que sintam-se satisfeitas. É comum que questionem principalmente sua rotina profissional, se o tempo a atividade que realizam na empresa e o tempo que gastam nela é algo que valha a pena. Esse é um dos maiores desafios do líder, reconhecer os talentos das pessoas e fazer com que elas próprias se reconheçam nele, e atinjam o objetivo, a realização pessoal.

Muitos profissionais exercem a mesma função, de formas bem diferentes. Na organização podem ter gestores que desenvolvem o papel de um chefe ou um líder.

O posicionamento do chefe geralmente é de palavras duras, tem atitudes que impõem à realização das atividades e acabam inibindo as pessoas de se expressar naturalmente, dificultando a relação e criando um ambiente pesado.

O líder pelo contrário sabe compreender com a as diversas personalidades que ele lidera, sabe impor respeito exigir responsabilidade quando necessário, seu objetivo é chamar a atenção de forma clara, motivar mostrando sua importância na organização e como isso o levará a auto-realização.

Cinco Disciplinas de Senge

Segundo Peter Senge a aprendizagem organizacional divide-se em Cinco Disciplinas: Modelos Mentais, Domínio Pessoal, Visão Compartilhada, Trabalho em Equipe e Pensamento Sistêmico.


Modelos Mentais segundo Senge são “idéias profundamente arrigadas, generalizações, ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes”. Os modelos mentais são pensamentos e visões que guiam as atitudes e percepções dos indivíduos sobre o mundo, com processo continuo e ampliado de acordo com a experiência de cada indivíduo, com os desafios e suposições de um mundo cheio de oportunidades. É fundamental para obter sucesso na aprendizagem organizacional que as pessoas desenvolvam vários modelos mentais para ter uma visão complexa, isto é, não tenham uma percepção restrita, mas sim ampliada. Um exemplo dessa percepção é o livro zoom de Istvan Banyai, cujo tema central é a mudança de perspectiva sobre objetos.



Domínio Pessoal de acordo com Senge é “onde aprendemos a esclarecer e aprofundar continuamente nosso objetivos pessoais, a concentrar nossas energias, a desenvolver a paciência, e a ver a realidade de maneira objetiva, enfatiza o indivíduo, seus objetivos pessoais, sua capacidade de analisar objetivamente a realidade, incorporando dois movimentos: o primeiro é o contínuo esclarecimento do que é importante para nós [...] o segundo é aprender continuamente como ver a realidade atual com mais clareza". O domínio pessoal mostra como o individuo consegue identificar suas capacidades e limitações e assim tendo uma visão clara dos fatos e conquistar decissões, desta forma o domínio pessoal tem estreita relação com modelo mental pois interfere na forma como o individuo se vê.

A Visão Compartilhada: pelo conceito de Senge é “a técnica de criar um objetivo comum, consiste em buscar imagens do futuro que promovam um engajamento verdadeiro ao invés de simples anuência é fundamental pois as pessoas devem desenvolver um propósito e um comprometimento comuns para que a empresa continue aprendendo". A visão compartilhada, o gerenciamento hierárquico da organização ela disponibiliza cenários de aprendizagem para que seja compartilhada a visão,sendo direcionados pelos altos niveis hierárquicos (cupula ), havendo um alinhamento referente a cultura, valores , missão para que os indíviduos possam entender os propositos organizacionais.

Aprendizado em equipe: conforme Senge é “(...)a capacidade de os membros de uma equipe levantarem idéias preconcebidas e participarem de um raciocínio em equipe”, fundamenta-se na capacidade dos indivíduos deixarem de ideias preconcebidas e buscar pensar conjuntamente, visando com isto, alcançar os resultados que julgam desejáveis, focando na resolução coletiva dos problemas."
A aprendizagem em equipe é necessário possuir diálogos entre os indivíduos, para assim desenvolver a aprendizagem organizacional para que o ambiente de trabalho alcance seus objetivos.

Pensamento Sistêmico: de acordo com Senge o conceito de pensamento sistêmico “(...) é uma estrutura conceitual, um conjunto de conhecimentos e instrumentos desenvolvidos (...), que tem por objetivo tornar mais claro todo o conjunto e nos mostrar as modificações a serem feitas a fim de melhorá-lo, a organização não é um sistema isolada, é parte de vários e diferentes sistemas integrados,ou seja, os membros da organização consideram-na um sistema no qual o trabalho de cada pessoa afeta o trabalho de todas". Este pensamento tem uma visão total da organização, onde consegue analisar e entender seus processos, e todo trabalho feito individualmente, afeta o trabalho executado de todos os outros indivíduos.

Conceito de aprendizagem organizacional

Segundo Peter Senge: "Aprendizagem Organizacional diz respeito às organizações que estão em constante processo de aprendizagem, ou seja, organizações compostas por pessoas nas quais expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, cenários onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio, a inspiração coletiva é liberada, onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em equipe."

A Aprendizagem Organzacional trabalha com pessoas no intuito de propor, aprender e realizar mudanças permanentes, onde será trabalhado comportamento na prática através de suas experiências. Na Aprendizagem Organizacional, há dois métodos de Aprendizagem, são eles: Modelagem, onde a aprendizagem vem pelo ato de observar o outro, ou melhor copiá-lo; possuímos também o metódo Configuração onde o ato de aprender vem por meio de esforço, buscando melhoria das capacidades para que assim consiga receber recompensas como salário ou satisfação interna como ter o sentimento de orgulho próprio. Também existe a Aprendizagem Cognitiva que é a mais complicada pois seu objetivo maior é aprender a desenvolver idéias, gerando maior esforço individual que por si colabora grandemente com a exposição de suas experiências que colaborarão na resolução de problemas e formulação de novas idéias na organização ou em equipe.

Um dos cenários e/ou fatores que a Aprendizagem trabalha são: o Desenvolvimento de Habilidades Práticas (proporcionando o conhecimento técnico), o Conhecimento Intrapessoal (obtido através de experiências práticas que podem colaborar na formação de estratégias para resolução de problemas), as Habiliadades Intrapessoais (onde aprender com o outro é a principal característica) e a Conscientização Cultural (onde procura-se alinhar a cultura organizacional com a de cada indivíduo).

Existe também na Aprendizagem Organizacional vários estilos de Aprendizagem disponibilizando assim diversas formas de aprender, já que cada indivíduo tem um melhor modo de aprender, dessa forma ocorrerá uma ótima sinergia entre a organização e os colaboradores. O principal plano de fundo é o alinhamento da ética, valores e moral de ambos para que no processo de busca dos objetivos não ocorra conflitos que impeçam o alcance individual e organizacional das partes.

Tudo isso fica bem sintetizado no mapa conceitual abaixo.





(Mapa conceitual criado por Discipulos de Senge)